Évora: Bloco de Esquerda alerta para abandono de monumentos megalíticos

Évora: Bloco de Esquerda alerta para abandono de monumentos megalíticos

Terça-feira, 21 Março 2017
Alentejo

O deputado do Bloco de Esquerda Jorge Campos alerta para o “estado de abandono” em que se encontram o Cromeleque dos Almendres e a Anta Grande do Zambujeiro, situados no concelho de Évora, e pede a intervenção do Governo.

Em declarações à DianaFM, o parlamentar bloquista afirma que “há um estado de degradação muito avançado, inclusivamente grafites nalgumas das pedras, que acaba, a prazo, por deteriorar, de forma definitiva, um valor patrimonial que não tem preço”.

Jorge Campos questionou o Governo após visitar os dois monumentos megalíticos e participar numa reunião de dirigentes do Bloco de Esquerda de Évora com responsáveis autárquicos.

O deputado do BE diz que o património “é absolutamente notável e raro, não apenas no plano português, mas também no plano europeu”, defendendo que o Governo deve garantir a sua proteção e valorização.

“Interpelámos o Governo sobre se tem conhecido da situação, se tenciona tomar algum tipo de iniciativa que acautele a situação em que os monumentos se encontram e preserve o seu futuro e, sobretudo, que para tome as medidas necessárias para que sejam devidamente estudados”, realça.

O BE assinala na pergunta que o Cromeleque dos Almendres está “acessível sem qualquer condicionamento, apresentando já alguns sinais de vandalização”, e que a Anta Grande do Zambujeiro, “igualmente localizada em propriedade privada e livremente acessível, apesar de intervenções havidas há mais de uma década, continua a apresentar graves problemas de conservação”.

“A indefinição estatutária e legal destes dois monumentos tem contribuído para a degradação deste importante património, bem representativo da riqueza patrimonial do Alentejo e em particular do concelho de Évora, e que constitui uma das marcas da memória e da identidade colectivas”, pode ler-se na pergunta.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com