A candidata do Bloco de Esquerda à Câmara de Évora, Maria Helena Figueiredo, propõe que o município tome posse administrativa de imóveis devolutos do centro histórico cujos proprietários se recusem a fazer obras.
A medida foi defendida pela candidata bloquista durante uma conversa promovida pelo Núcleo de Évora da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social.
“Pode-se notificar os proprietários para fazerem obra. Não a fazem e o município pode tomar posse administrativa do prédio, que significa, no fundo, expropriar o prédio”, afirma.
“O município não tem dinheiro para [recuperar] este centro histórico, mas tem dinheiro para algumas casas e, se o município tomar mão de algumas casas, alguns proprietário pensam duas vezes”, acrescenta.
A candidata diz que “se município tomasse posse de algumas casas, podia reabilitar os imóveis e colocá-los no mercado de venda ou no mercado de arrendamento”.
Maria Helena Figueiredo referiu que a expropriação de imóveis devolutos é permitida por lei, salientando que os políticos têm de ter coragem para tomar tal medida.
O Núcleo de Évora da SEDES organiza, até à realização das eleições autárquicas, conversas com todos os candidatos à Câmara de Évora.
O próximo convidado é o candidato do PSD António Costa da Silva, no dia 03 de julho.