Évora: Câmara vai ter um orçamento de 57,5 milhões de euros

Évora: Câmara vai ter um orçamento de 57,5 milhões de euros

Sexta-feira, 22 Dezembro 2017
Alentejo

A Câmara de Évora já aprovou as opções do plano e orçamento para 2018, no valor de 57,5 milhões de euros, o mais baixo dos últimos 10 anos.

Para se encontrar um orçamento com um valor mais baixo do que o deste ano temos de recuar até 2008, quando o município apresentou um orçamento de 55 milhões.

O presidente da autarquia justifica a diminuição do valor com o pagamento de cerca de 20 por cento da dívida, mas também com o seu escalonamento.

“O orçamento está aproximar-se cada vez mais daquilo que é o orçamento real”, afirma à DianaFM Carlos Pinto de Sá.

O plano e orçamento teve os votos favoráveis dos quatro eleitos da CDU, a abstenção dos dois vereadores do PS e o voto contra do elemento do PSD.

O autarca diz que a câmara vai iniciar e, nalguns casos, já iniciou “um conjunto de projetos nas áreas do turismo, ambiente e educação”, que significam um investimento global de “mais de 20 milhões de euros, até 2020”.

Pinto de Sá assinala, contudo, que o orçamento tem “várias condicionantes”, de entre as quais o plano de saneamento financeiro e o Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), que obriga o município a ter “impostos, taxas e tarifas nos valores máximos”.

Por sua vez, a vereadora Elsa Teigão revelou que os socialistas abstiveram-se porque os documentos têm “alguns elogios à ação do governo PS” e porque “foram totalmente integradas propostas do PS”.

Segundo a vereadora socialista, foram acolhidas propostas como a criação do gabinete “via verde” para o centro histórico, do plano municipal para a igualdade e do cartão social do munícipe e a reestruturação da empresa municipal Habévora.

Já o vereador do PSD, António Costa da Silva, votou contra o plano e orçamento por não terem sido contemplas as 10 propostas apresentadas pelos social-democratas.

As prioridades “estavam relacionadas com a área da educação, como intervenções nas escolas André de Resende, da Azaruja e Manuel Ferreira Patrício”, disse, indicando que só foram contempladas duas medidas, uma sobre o Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia e outra sobre a higiene e limpeza da cidade.

As opções do plano e orçamento da Câmara de Évora para 2018 vão ser discutidos e votados na próxima reunião da assembleia municipal, que está marcada para o dia 29 deste mês.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com