A intenção de candidatar Évora a Capital Europeia da Cultura 2027 vai ser oficialmente anunciada, na quinta-feira, em Paris, França.
A sessão realiza-se às 15:00 (hora local), integrada na programação do Salão Internacional do Património Cultural.
“É o local internacional mais adequado para anunciar essa intenção”, afirma o presidente do município, Carlos Pinto de Sá.
O autarca diz que se trata do “maior salão mundial de património”, com “ligações à UNESCO e a cidades com história e tradição cultural”.
Pinto de Sá espera que “uma parte dos responsáveis dos cerca de 200 expositores” do certame, que têm “influência na cultura mundial”, possa assistir à conferência.
“Pretendemos, nesta primeira fase, mostrar que Évora reúne as condições para poder vir a ser Capital Europeia da Cultura e que estamos empenhados em preparar uma candidatura vencedora”, realça.
A decisão sobre a Capital Europeia da Cultura em 2027 será tomada cinco anos antes, em 2022.
Está também prevista uma apresentação em Évora, em data a anunciar.
A comissão executiva “Évora 2027) integra, além do município, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Fundação Eugénio de Almeida e a Universidade de Évora.