Évora “capital” da Força Aérea Portuguesa

Évora “capital” da Força Aérea Portuguesa

Terça-feira, 26 Junho 2018
Alentejo

Évora será a capital da Força Aérea Portuguesa já no próximo fim-de-semana.

A cidade acolhe as comemorações do seu aniversário.

No programa, constam uma cerimónia militar, um concerto pela Banda da Força Aérea e um Festival Aéreo no aeródromo municipal, além de uma exposição de aeronaves, entre outras iniciativas.

Numa conferência de imprensa que serviu para apresentar o programa, o presidente da câmara municipal, Carlos Pinto de Sá, congratulou-se com a escolha de Évora para “palco” do 66.º aniversário da FAP.

“É importante esta escolha por várias razões”, uma delas porque possibilita o cruzamento com a Feira de S. João, permitindo “ampliar, quer a visibilidade das comemorações, quer o seu impacto do ponto de vista popular”, disse o autarca.

Além disso, a celebração do aniversário da FAP na cidade enquadra-se na “aposta” da câmara “na consolidação do ‘cluster’ da Aeronáutica, da Defesa e do Espaço, sediado em Évora e que queremos que seja uma das prioridades para o desenvolvimento do Alentejo e do país”, adiantou.

Do lado da Força Aérea, o brigadeiro-general António Temporão explicou os motivos que levaram a FAP celebrar a data em Évora.

A cidade foi a escolhida por reunir diversas características, nomeadamente pelo seu “cluster aeronáutico”, facilidade de acessibilidades, importância histórica e cultural e por, na periferia da cidade, existir um aeródromo que vai apoiar as iniciativas programadas.

Do programa, destaque para o festival aéreo de domingo no Aeródromo Municipal, a partir das 15:30, em que participam caças belgas e espanhóis.

A patrulha acrobática de helicópteros ASPA, da Força Aérea espanhola, a patrulha acrobática “La Marche Verte”, da Força Aérea marroquina, e os YAKSTARS, patrulha acrobática civil portuguesa, também marcam presença.

Destaque também para um caça F-16 da Força Aérea belga e um Eurofighter da Força Aérea espanhola, com os espetadores a poderem assistir ainda à exibição dos Falcões Negros – a equipa de paraquedismo do Exército.

As comemorações do 66.º aniversário da FAP arrancam quinta-feira, com a abertura das exposições onde sobressaem as várias aeronaves de formação, treino, transporte e combate aéreo operadas pelo ramo mais novo das Forças Armadas.

A par dessa parte mais lúdica, a Força Aérea vai realizar várias conferências dirigidas a diferentes públicos, nomeadamente jovens, desempregados e empresas da indústria aeronáutica.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com