Évora: CDS-PP denuncia poluição no Xarrama e depósito ilegal de entulho

Évora: CDS-PP denuncia poluição no Xarrama e depósito ilegal de entulho

Quinta-feira, 01 Março 2018
Alentejo

O CDS-PP de Évora denunciou alegados casos de poluição na Ribeira do Xarrama e de depósito ilegal de entulhos num terreno municipal, junto à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

A situação foi levantada pelo deputado municipal do CDS-PP Frederico Carvalho na reunião da assembleia municipal da semana passada.

Em declarações à DianaFM, referiu que foi alertado por munícipes para o depósito ilegal de entulhos num terreno municipal localizado junto ao Xarrama.

“Fui vizinhar aquele espaço e consegui vislumbrar do lado de fora uns montes de terra com manilhas e materiais de construção civil, que eu achava que não fazia sentido aquilo estar ali e nem sabia se havia legalidade para o mesmo”, disse.

“Durante o passeio, dei uma vista de olhos à Ribeira do Xarrama e deparo-me com uma situação clamorosa do ponto de vista ambiental”, com a presença de “supostos óleos e substâncias gordurosas na água, sujando e contaminando todo o ecossistema”, acrescentou.

A alegada poluição na Ribeira do Xarrama e os depósito de entulhos num terreno municipal levaram Frederico Carvalho a pedir esclarecimentos à Câmara de Évora na assembleia municipal.

“Temos direito a estar bem informados e em tempo útil e, sobretudo, evitar situações de contaminação de água e lençóis freáticos”, advertiu.

O deputado municipal do CDS-PP adiantou ainda que vai enviar mais informação sobre os casos para o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR e para Agência Portuguesa do Ambiente.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com