Évora: Centro histórico da cidade assinala hoje 25 anos de classificação como Património Mundial
Sexta-feira, 25 Novembro 2011
Alentejo
Uma sessão solene, o lançamento de uma medalha comemorativa e a entrada gratuita em vários monumentos são algumas das iniciativas que a Câmara de Évora vai organizar hoje para assinalar os 25 anos de Évora Património Mundial.
As comemorações, a cargo do município local, arrancam às 11:00 com uma sessão solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com depoimentos de diversas personalidades sobre a distinção, seguindo-se uma conferência com o professor da Universidade de Évora João Carlos Brigola.
Ainda da parte da manhã, a Câmara de Évora procede ao lançamento da medalha comemorativa dos 25 anos da classificação do centro histórico de Évora como Património Mundial, que foi concebida pelo escultor e artista plástico João Cutileiro.
Além da música que irá animar vários locais do centro histórico, o programa das comemorações integra ainda a apresentação do projeto “Évora, percursos e memórias – 25 anos de Património Mundial da Humanidade, 25 monumentos, 25 lendas, histórias e devoções”.
Segundo a Câmara de Évora, este projeto contempla, ao longo dos próximos dois meses, a realização de visitas guiadas a 25 edifícios emblemáticos da cidade em percursos que, evocando a memória e a identidade da cidade, transportam os participantes para outras épocas e outras vivências.
O dia termina com um concerto comemorativo dos 25 anos de Évora Património da Humanidade, pela Orquestra da Universidade de Évora, na Igreja de São Francisco, pelas 21:30.
Ao longo do dia e também para comemorar a data, o Museu de Évora, o Fórum Eugénio de Almeida, a Capela dos Ossos, a Igreja dos Lóios e o Museu da Casa Cadaval vão abrir as suas portas de forma gratuita para os residentes da cidade.