Évora: Chuvas de março trazem otimismo aos agricultores do distrito

Évora: Chuvas de março trazem otimismo aos agricultores do distrito

Quarta-feira, 28 Março 2018
Alentejo

Os agricultores dos perímetros de rega da Vigia (Redondo) e do Lucifécit (Alandroal) estão mais otimistas com a próxima campanha de rega.

No caso do Lucifécit, a chuva encheu a albufeira e os agricultores já esperam uma campanha de rega “perfeitamente normal”, segundo o presidente da associação de beneficiários.

O responsável indicou que a instalação das culturas de primavera/verão, sobretudo milho, “está a ser preparada” e só ainda não avançou porque “os solos estão cheios de água”.

“Com uns bons dias de sol e vento, será possível começar a entrar nos terrenos com as máquinas”, assinalou, prevendo que esse trabalho seja feito dentro de “uma, duas ou três semanas, no máximo”.

Na albufeira da Vigia, uma das mais afetadas pela seca, a situação melhorou mas não é tão boa como no Lucifécit.

Em fevereiro, o nível de água armazenado encontrava-se a 13% da sua capacidade, mas as chuvas de março fizeram subir a percentagem para 43%.

“A perspetiva ainda não é de uma campanha de regadio a 100%”, porque vai ter “cerca de 30% de limitações”, mas “o panorama já é mais animador”, disse Luís Bulhão Martins, responsável da associação de beneficiários da Obra da Vigia.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com