O deputado do PSD eleito por Évora, António Costa da Silva, acusou o Governo de ser o responsável pelos atrasos na aplicação das verbas do novo quadro comunitário, mas Norberto Patinho (PS) e João Oliveira (PCP) “devolvem” as acusações.
“Avançaram com o Plano 100 e adiantamentos de pagamentos às empresas, mas emperraram tudo o resto”, disse, referindo que existem também “situações graves de atrasos nos pagamentos no saldos de projetos empresariais do QREN”.
Na resposta, o deputado socialista eleito por Évora, Norberto Patinho, considerou que “o maior responsável” pelo atraso deste quadro comunitário “foram os senhores”, referindo ao Governo PSD/CDS-PP.
“O senhor até podia culpar este Governo por não o ter feito em seis meses e os senhores tiveram dois anos para o fazer, mas não só não o fizeram e deram orientações aos serviços para parar”, frisou.
Já o líder parlamentar do PCP, João Oliveira, lembrou queo atual quadro comunitário Portugal 2020 arrancou “a meio do mandato” do anterior Governo PSD/CDS-PP.
“Era bom que começassem por dizer que não conseguiram, junto da Comissão Europeia, defender uma perspetiva de aproveitamento dos fundos comunitários de acordo com as necessidade do país”, atirou.
O programa Praça da República pode ser ouvido novamente no sábado, às 18:00.