Évora: Deputados “unidos” contra traçado da nova linha ferroviária

Évora: Deputados “unidos” contra traçado da nova linha ferroviária

Terça-feira, 03 Maio 2016
Alentejo

Os três deputados eleitos por Évora reafirmaram ontem a sua oposição à traçado junto a Évora da nova linha ferroviária de transporte de mercadorias entre Sines e Caia.

António Costa da Silva, João Oliveira e Norberto Patinho reuniram-se com elementos do Movimento de Cidadãos Évora Unida e visitaram o antigo ramal de Estremoz.

“Os três deputados estão em consonância”, o que “reforça aquilo que é importante para a cidade em termos económicos, sociais e ambientais”, afirmou o deputado do PSD António Costa da Silva.

O social-democrata disse que o projeto “é estruturante para o país, fundamental para a região e a sua passagem em Évora é decisiva”, esperando que a linha “não colida com os interesses regionais”.

Já o deputado do PCP João Oliveira considerou que “não haverá nenhum eborense que não deixe de ter algumas preocupação relativamente à intenção de se dividir a cidade com este canal ferroviário”, assim como “também não há nenhum eborense que esteja contra o investimento”.

“A questão central deve ser procurar alternativas, assegurando o objetivo da realização deste investimento, que é assegurar condições de desenvolvimento para a região”, referiu.

Norberto Patinho, deputado do PS eleito por Évora, também se mostrou preocupado, mas disse estar otimista em relação a uma solução que agrade a todos.

“É possível que, depois de todo este processo iniciado por este movimento e pelas autarquias, encontremos uma solução que seja vantajosa para todos”, disse.

Do Movimento, o porta-voz José Manuel Caetano defendeu a linha não pode colocar em causa o bem-estar e a segurança da população.

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, já prometeu fazer uma “auscultação alargada” sobre o traçado junto a Évora da nova linha ferroviária de transporte de mercadorias entre Sines e Caia.

A linha ferroviária entre Sines e Caia passa pela zona urbana de Évora na freguesia da Senhora da Saúde.

Deixe um comentário

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com