Évora vai despedir-se dos quatro monges cartuxos em outubro, numa das raras ocasiões em que a clausura será aberta.
Os monges que vivem em clausura no Mosteiro da Cartuxa, em Évora, vão para um outro, em Espanha, até ao final deste ano.
O programa de despedida, preparado e agora divulgado pela Arquidiocese de Évora, está marcado para outubro.
No dia 06 de outubro, data em que a Ordem Cartusiana celebra a solenidade do seu fundador, S. Bruno, o arcebispo de Évora, Francisco Senra Coelho, celebra uma missa na igreja de São Francisco, na cidade.
Durante a eucaristia, decorrerá a ordenação presbiteral do diácono Paulo Fonseca, de 52 anos, antigo membro da Cartuxa de Évora, onde viveu cinco anos.
No dia seguinte, o já neo-sacerdote Paulo Fonseca celebra, a nível interno, no Mosteiro da Cartuxa Scala Coeli, em Évora, a Missa de Ação de Graças, com a Comunidade Cartusiana.
O ponto alto será no dia 08 de outubro, às 18:30, na igreja renascentista do Mosteiro da Cartuxa Scala Coeli, em que o Arcebispo de Évora presidirá à Eucaristia de despedida dos Monges, estando a clausura aberta a todos os fiéis.
Galeria de fotografias da Cartuxa de Évora, de dezembro de 2007, da autoria do jornalista do jornal “a defesa” Pedro Miguel Conceição.