A Câmara de Évora vai distinguir o investigador Henrique Leonor Pina, o Juventude Sport Clube e o ex-comandante dos Bombeiros Voluntários de Évora José Francisco Monteiro.
A cerimónia realiza-se hoje, Dia da Cidade, a partir das 10:00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O investigador Henrique Leonor Pina será agraciado, a título póstumo, com a Medalha de Ouro da Cidade de Évora pelo seu trabalho de valorização das potencialidades arqueológicas do concelho, nomeadamente por ter identificado e dado visibilidade a vários monumentos megalíticos, entre eles o Cromeleque dos Almendres.
A Medalha de Mérito Municipal – Classe Ouro será entregue ao Juventude Sport Clube que, este ano, comemora o seu centésimo aniversário pela relevância do papel desempenhado ao longo da sua existência para a comunidade local.
Uma Medalha de Mérito Municipal – Classe Ouro será também atribuída ao ex-Comandante dos Bombeiros Voluntários de Évora José Francisco Monteiro pelos relevantes serviços prestados em prol da Humanidade, ao longo de 30 anos de carreira, sendo exemplo dessa abnegação o contributo decisivo na fundação das corporações de bombeiros de Portel e Viana do Alentejo.
O evento conta, além da atribuição de medalhas, com o lançamento do n.º 2 da 3.ª série do boletim “A Cidade de Évora” e com uma cerimónia de deposição de sementes das árvores de Hiroshima sobreviventes ao bombardeamento atómico que os EUA fizeram sobre duas cidades japonesas em 1945.