Évora: Exposição “25 mestres do design” abre Museu do Design e do Artesanato

Évora: Exposição “25 mestres do design” abre Museu do Design e do Artesanato

Terça-feira, 15 Novembro 2011
Alentejo
O novo Museu do Design e do Artesanato de Évora já abriu portas.
Depois de um investimento de um milhão de euros na reabilitação do edifício do antigo Centro de Artes Tradicionais, o “MADE coleção Paulo Parra” apresenta a sua primeira exposição.
Trata-se de uma mostra, considerada única no mundo, com 125 peças dos 25 mestres do design.
“Se houver dois ou três museus no mundo que consigam fazer esta exposição com o seu próprio acervo, eu ficaria muito contente, porque acho que nem sequer dois ou três museus a conseguem fazê-la, porque é muito complicado”, afirmou Paulo Parra.
Depois da polémica que envolveu o arranque do projeto, em particular quanto ao destino a dar às peças existentes no antigo Centro de Artes Tradicionais, Paulo Parra junta ao design industrial as “formas úteis do artesanato alentejano”.
A receção aos visitantes é feita com duas peças de forte simbolismo: “uma talha alentejana de grandes dimensões, datada do século XVII, e uma vespa bastante mais contemporânea embora já tenha 70 anos”.
Paulo Parra é o coleccionador que cede as peças de design industrial que estão patentes neste museu.
Uma coleção suficientemente grande para garantir, pelo menos duas exposições diferentes por ano.
Para além das exposições, o Museu do Design e do Artesanato vai ter também uma biblioteca temática, facultada pelo coleccionador.
Neste momento decorre uma candidatura ao Instituto Português de Museus para reconhecer o MADE como um “verdadeiro” museu.
Cada entrada neste museu custa, a um adulto, 2 euros, sendo que estão previstos descontos para crianças e familias.
Todas as receitas revertem para a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, proprietária do Museu, sendo que, segundo esta organização, o coleccionador não recebe qualquer dinheiro pela cedência das peças.

Deixe um comentário

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com