Évora garante 63 milhões para investir em habitação

Évora garante 63 milhões para investir em habitação

Sexta-feira, 17 Julho 2020
Alentejo

A Câmara de Évora assegurou um investimento superior a 63 milhões de euros junto do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) para a resolução dos problemas habitacionais no concelho, até 2026.

No concelho, segundo o município, residem 1.336 famílias em situação de grave carência habitacional, nomeadamente em situação de precariedade, de sobrelotação, de insalubridade e de inadequação habitacional e em situação de carência financeira”.

A autarquia diz agora em comunicado que criou condições para apoiar estas famílias no acesso a uma habitação digna.

Assim, revela, foram aprovados vários apoios para a resolução destes problemas habitacionais, como a reabilitação da habitação permanente (própria ou arrendada), a construção de novas habitações, o apoio ao arrendamento para subarrendamento e o apoio à aquisição de unidades residenciais vocacionadas para pessoas vulneráveis, como sem abrigo e vítimas de violência doméstica.

O acordo de colaboração com o IHRU vai ser assinado hoje no Salão Nobre dos Paços do Concelho, estando prevista a presença da secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho.

Deste acordo, fazem parte 18,4 milhões de euros para a reabilitação da habitação permanente das famílias que residem em más condições de habitabilidade, sendo que este investimento tem uma componente a fundo perdido e outra de empréstimo bonificado a 30 anos.

Foi também aprovado o apoio a proprietários de edifícios situados em pátios no valor aproximado de 13 milhões de euros, sendo este investimento com uma componente a fundo perdido e outra de empréstimo bonificado a 30 anos.

Já a empresa municipal Habévora viu serem aprovados apoios para a reabilitação de habitações devolutas para atribuir em arrendamento, num investimento previsional superior 7,4 milhões de euros, além de cinco milhões para a reabilitação de 86 habitações em arrendamento apoiado e 2,6 milhões para apoio ao arrendamento para subarrendamento.

Este investimento total e previsional de cerca de 15 milhões de euros conta com uma componente a fundo perdido e outra de empréstimo a 30 anos.

Por outro lado, foi aprovada a construção de 200 habitações pelo município num investimento previsional superior a 17 milhões e 200 mil euros, sendo a sua comparticipação a fundo perdido de aproximadamente 7,7 milhões e quase 9,5 milhões de empréstimo bonificado a 30 anos.

A Câmara de Évora informa ainda estão abertas as candidaturas para apoio às famílias para a reabilitação da habitação permanente (própria ou arrendada) e às IPSS, Associações de moradores e cooperativas de habitação.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com