O Laboratório HERCULES da Universidade de Évora está a efetuar estudos científicos às pinturas murais de Almada Negreiros no edifício Diário de Notícias, em Lisboa.
A primeira fase da campanha decorreu, entre 25 de setembro e 04 de novembro, com o objetivo de elaborar um levantamento e caracterização da técnica pictórica dos materiais empregues pelo artista numa das obras icónicas da arte moderna da primeira metade do século XX.
De acordo com a investigadora Milene Gil, coordenadora do estudo, a importância dos registos e análises agora efetuadas prende-se com o facto de pouco se saber sobre a pintura mural de uma das figuras emblemáticas da arte e da cultura portuguesa do século XX.
Os dados agora recolhidos com recurso a registos fotográficos e a técnicas de análise não invasivas e a futura análise em laboratório de micro-amostras vão seguramente lançar uma nova luz sobre o conhecimento da arte mural em Portugal e servir de ponto de referência para futuras investigações.
Este estudo foi realizado no âmbito do projeto DB-Heritage Base de dados de materiais de construção com interesse histórico e Patrimonial, financiado pela Fundação para a Ciência e a Teconologia (FCT), e integra agora uma candidatura mais específica sobre a arte mural de Almada Negreiros, submetida a financiamento no concurso para projetos IC&DT2017 da FCT.