Évora lançou hoje uma “candidatura vencedora” a Capital Europeia da Cultura em 2027, afirmou o presidente da câmara municipal, Carlos Pinto de Sá.
O autarca falava no arranque de um workshop internacional sobre Capitais Europeias da Cultura, que está a decorrer, até amanhã, no Fórum Eugénio de Almeida, em Évora.
“Apresentamos a candidatura para ganhar e esse é o objetivo fundamental. É uma candidatura vencedora” e que “possa transformar a cidade de Évora” para que “em 2027 lhe dê uma expressão ainda de maior peso nacional e internacional baseada na cultura”, afirmou.
“Este trabalho é para ficar na cidade independentemente de ganharmos ou não ganharmos. É um trabalho para desenvolver Évora e servir a sua população, os agentes culturais e todos aqueles que trabalham em Évora e na região”, acrescentou.
Pinto de Sá assinalou que a candidatura a Capital Europeia da Cultura pretende envolver todo o Alentejo e não apenas a cidade ou o concelho.
Após a primeira fase de estudo do processo, com início há dois anos, a cidade começa agora a fase de elaboração da candidatura oficial, que deverá ser apresentada à União Europeia no próximo ano.