Évora: Limpeza, escola André de Gouveia e taxa turística dominam debate

Évora: Limpeza, escola André de Gouveia e taxa turística dominam debate

Sábado, 23 Setembro 2017
Alentejo

A limpeza e a higiene da cidade de Évora, a requalificação da escola André de Gouveia e a criação de uma taxa turística foram alguns dos temas em destaque no debate entre os candidatos à câmara promovido pela DianaFM.

O assunto da limpeza e higiene foi levantado pelos candidatos do PSD, António Costa da Silva, e do PS, Elsa Teigão, nas suas intervenções iniciais.

“Não é só o centro histórico que tem este problemas de lixo”, afirmou Costa da Silva, referindo que “há problemas gravíssimos com ratos na cidade, até nas esplanadas, e maus cheiros”.

“Há quatro anos atrás, era uma grande crítica que fazia e, na altura, bastava votar na CDU para se resolver tudo e, ao longo de quatro anos, o que vimos é que não se resolveu”, realçou Elsa Teigão.

A candidata do Bloco de Esquerda, Maria Helena Figueiredo, assinalou que está a decorrer “há vários meses” um concurso para a contratação de pessoal de limpeza e ainda não foi feita essa contratação, frisando que “há prazos que não tem sido cumpridos”.

Pedro d’Orey Manoel, da coligação CDS-PP/MPT/PPM, salientou que o centro histórico “estava um brinco” quando a presidente do Chile visitou a cidade, considerando que “é possível, com o pessoal e equipamento existente, fazer melhor”.

Na resposta, o candidato da CDU, Carlos Pinto de Sá, reconheceu que “há um problema de higiene na cidade”, mas discordou que “não tenha sido dado um salto qualitativo na higiene e limpeza da cidade”.

Outro dos assuntos que esteve em discussão foi a requalificação da Escola Secundária André de Gouveia.

O candidato da CDU afirmou que a escola “nem projeto tem” e que as obras devem ser feitas pelo Governo porque a câmara deve requalificar as escolas da sua responsabilidade.

O cabeça-de-lista da coligação CDS-PP/MPT/PPM querem que o município pressione mais o Governo e os candidatos de PS, BE e PSD querem o avanço das obras com a colaboração da autarquia.

A candidata do PS propôs a criação de uma taxa turística em Évora e quase todos admitiram estudar a proposta.

A única exceção foi o candidato do PSD, que disse ser contra por o turismo na cidade ainda não ter maturidade suficiente.

O debate pode ser ouvido novamente aqui.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com