Évora: Municípios decidem em conjunto dar tolerância de ponto no Carnaval

Évora: Municípios decidem em conjunto dar tolerância de ponto no Carnaval

Quinta-feira, 09 Fevereiro 2012
Alentejo
Os 14 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central decidiram, em conjunto, dar tolerância de ponto aos seus funcionários no Carnaval.
A maioria dá aos trabalhadores o dia de terça-feira de Carnaval, sendo que Vila Viçosa concede tolerância de ponto na segunda-feira.
“A tolerância de ponto neste dia tem a ver com o facto de haver atividades carnavalescas e os municípios têm autonomia para conceder tolerâncias de ponto”, justifica o presidente da CIMAC, Ângelo de Sá.
Lembrando que “existem contratos coletivos de trabalho, de muitos ramos de atividade, que já preveem tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval”, o também presidente da Câmara de Borba considerou “não há razão nenhuma para este tipo de medidas”, referindo-se à decisão governamental de não dar tolerância de ponto aos funcionários públicos nesse dia.
“Não é por aqui [pela suspensão da tolerância de ponto] que o país resolve os seus problemas”, defendeu Ângelo de Sá, contrapondo que “o desenvolvimento económico de qualquer país passa também pela boa relação com os trabalhadores”.
Por isso, advertiu, é necessária “uma concertação” entre o Governo e os trabalhadores, sobretudo, com aqueles que trabalham na administração pública, porque estes “têm sido muito penalizados ao longo destes últimos anos”.
“Não tiremos, pelo menos, o direito de brincar neste país, onde, realmente, se brinca com a vida das pessoas”, ironizou o autarca socialista.
Das 14 autarquias que constituem a CIMAC, a única que não concede tolerância de ponto na terça-feira é a de Vila Viçosa, mas apenas porque a antecipou para segunda-feira devido ao desfile de Carnaval na freguesia de Bencatel.
Já o presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Carlos Pinto de Sá, indicou que o município vai conceder tolerância de ponto aos trabalhadores na terça e na quarta-feira, porque, antes da decisão do Governo, “já tinham sido aprovadas as tolerâncias de pontos”.

Deixe um comentário

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com