Évora: Museu deverá passar para a tutela do Direção Regional de Cultura do Alentejo
Quarta-feira, 23 Novembro 2011
Alentejo
O deputado do PCP João Oliveira mostrou-se ontem preocupado com a eventual transferência do Museu de Évora para a tutela da Direção Regional de Cultura do Alentejo.
No programa “Praça da República”, na DianaFm, o parlamentar considerou que a medida, caso se concretize, representará uma “desclassificação” do museu.
“O Museu de Évora está a passar por um período difícil, porque o que está previsto no Orçamento do Estado é um corte 18 por cento no orçamento do museu”, referiu João Oliveira.
Contudo, afirmou que “o mais preocupante é a perpetiva de desqualificação do Museu de Évora com a transferência para a tutela da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN).
O deputado disse já ter questionado o Governo sobre a questão, nomeadamente, durante a discussão do Orçamento do Estado.
“Confrontamos o secretário de Estado da Cultura e parece que é mesmo intenção do Governo transferir o Museu de Évora para a DRCALEN”, adiantou.
João Oliveira considerou que a eventual transferência “desqualifica o Museu de Évora”, por a medida “apontar para uma desestruturação da rede de museus”.
Além disso, acrescentou, “cria mais instabilidade ao museu, porque a DRCALEN assume mais responsabilidades com menos dinheiro”.
A DianaFm tentou obter, por diversas vezes, uma reação da Direção Regional de Cultura do Alentejo, mas, até ao momento, não foi possível.