Évora: Museu deverá passar para a tutela do Direção Regional de Cultura do Alentejo

Évora: Museu deverá passar para a tutela do Direção Regional de Cultura do Alentejo

Quarta-feira, 23 Novembro 2011
Alentejo
O deputado do PCP João Oliveira mostrou-se ontem preocupado com a eventual transferência do Museu de Évora para a tutela da Direção Regional de Cultura do Alentejo.
No programa “Praça da República”, na DianaFm, o parlamentar considerou que a medida, caso se concretize, representará uma “desclassificação” do museu.
“O Museu de Évora está a passar por um período difícil, porque o que está previsto no Orçamento do Estado é um corte 18 por cento no orçamento do museu”, referiu João Oliveira.
Contudo, afirmou que “o mais preocupante é a perpetiva de desqualificação do Museu de Évora com a transferência para a tutela da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN).
O deputado disse já ter questionado o Governo sobre a questão, nomeadamente, durante a discussão do Orçamento do Estado.
“Confrontamos o secretário de Estado da Cultura e parece que é mesmo intenção do Governo transferir o Museu de Évora para a DRCALEN”, adiantou.
João Oliveira considerou que a eventual transferência “desqualifica o Museu de Évora”, por a medida “apontar para uma desestruturação da rede de museus”.
Além disso, acrescentou, “cria mais instabilidade ao museu, porque a DRCALEN assume mais responsabilidades com menos dinheiro”.
A DianaFm tentou obter, por diversas vezes, uma reação da Direção Regional de Cultura do Alentejo, mas, até ao momento, não foi possível.

Deixe um comentário

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com