O novo Hospital Central de Évora vai ser totalmente público.
A garantia foi dada ontem pelo ministro da Saúde, no Parlamento.
“O Hospital Central de Évora não vai ser ppp (parceria público privada), vai ser orçamento público”, afirmou.
Adalberto Campos Fernandes adiantou ainda que a futura unidade “está a aguardar, até final do ano, uma decisão sobre reprogramação de fundos comunitários” que permita ao Governo fazer o lançamento do concurso para a sua construção.
Na discussão do Orçamento do Estado de 2018 na especialidade, o ministro não avançou com uma data concreta para o lançamento da obra.
O governante respondia a perguntas do deputado do PCP eleito por Évora, João Oliveira.
“Está ou não definitivamente abandonada a hipótese de construção com recurso a uma nova ppp e se o governo vai mesmo mesmo cumprir a resolução da Assembleia da República que aponta para a construção exclusivamente pública sem recurso a ppp?”, perguntou.
João Oliveira questionou ainda o ministro sobre “quando é que se vai dar início ao processo de construção” da nova unidade hospitalar.
Também o deputado do PSD António Costa da Silva também usou da palavra para abordar a questão do novo hospital.
“No Orçamento do Estado de 2016, estava inscrita uma rubrica com uma pequena verba para a elaboração de estudos e projetos para a criação do novo Hospital Central do Alentejo”, lembrou.
Em 2017, acrescentou, “fizeram ‘copy paste’ precisamente na mesma rubrica com o mesmo texto” e “mais uma vez nada aconteceu” nesse ano.
Costa da Silva disse esperar que “à terceira seja de vez”.