Évora: Novo Instituto de Energia Solar quer atenção do Governo para setor com forte potencial exportador

Évora: Novo Instituto de Energia Solar quer atenção do Governo para setor com forte potencial exportador

Quarta-feira, 01 Fevereiro 2012
Alentejo
O Instituto Português de Energia Solar (IPES), criado ontem em Évora, quer mais atenção do Governo para o setor, que pode contribuir para aumentar as exportações.
“Nós temos, de facto, uma situação privilegiada nesta área do solar e temos competências. O solar vai desenvolver-se no mundo inteiro e há uma oportunidade excelente para o país”, frisou o diretor Manuel Collares Pereira.
O responsável realçou que, no que toca às energias renováveis, aquela que “tem maior potencial de utilização” é a energia solar, mas é também aquela, “infelizmente, que ainda não estamos a explorar a fundo”.
A energia solar não tem “a importância” que o país, no passado, já atribuiu “à hídrica e à eólica”, continuou, defendendo que “há alguma atenção” por parte do Governo relativamente a este potencial energético, “mas pode haver muito mais”.
As políticas energéticas são, por isso, um aspeto importante para o IPES, porque “estabelecem prioridades e, em determinada altura, desenvolvem mais uns setores do que outros”.
“É preciso ajudar o Governo a definir uma política energética que dê espaço para estas tecnologias” da energia solar, defendeu Manuel Collares Pereira.
É, precisamente, para o desenvolvimento e a projeção do setor da energia solar que o IPES pretende contribuir, tencionando também propor ao Governo ideias concretas que, na prática, impulsionem essa indústria.
O Instituto Português de Energia Solar, cuja escritura pública de constituição foi hoje assinada, é liderado pela Universidade de Évora, que possui 27 por cento do capital inicial, que ronda os 60 mil euros.
O organismo integra mais 19 associados fundadores, entre instituições de investigação científica e empresas ligadas à área, mas está disponível para agregar todas as entidades nacionais que estejam interessadas.

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com