Évora pioneira em projeto europeu de cidades inteligentes

Évora pioneira em projeto europeu de cidades inteligentes

Quinta-feira, 19 Setembro 2019
Alentejo

Évora, através da câmara municipal, vai liderar o projeto de cidades inteligentes, na qualidade de cidade-lanterna.

O denominado POCITYF (Positive Energy CITY Transformation Framework) foi apresentado hoje apresentado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O projeto assenta em soluções “SmartCity” já testadas e validadas, às quais se acrescenta uma componente de inovação para o centro histórico, Horta das Figueiras/Zona industrial e Valverde.

A candidatura foi desenvolvida por um grupo alargado de trabalho, do qual fazem parte, para além do município, a Universidade de Évora e outras instituições de ensino superior e várias empresas, assim como outros parceiros internacionais.

Évora entrou no projeto na qualidade de cidade-lanterna (cidade para as quais serão desenvolvidas, implementadas e monitorizadas as soluções do projeto), a par da cidade holandesa de Alkmaar.

Outras cidades, nomeadamente Granada (Espanha), Bari (Ιtália), Celje (Eslovénia), Ujpest (Hungria), Ioannina (Grécia) e Hvidovre (Dinamarca), vão replicaras soluções implementadas.

A estratégia do projeto foi desenvolvida em quatro Linhas de Transição Energética (LTE) de atuação complementares e multidisciplinares, com a integração de sistemas energéticos comercializados e inovadores, para tornar a cidade mais autossustentável e amiga do ambiente.

O projeto tem a duração de 60 meses e um investimento total de 22,5 milhões de euros, destinado na sua maioria às duas cidades lanterna, Évora e Alkmaar.

Évora vai beneficiar de um investimento de 9,8 milhões de euros, do qual 8,1 milhões será financiamento entregue pela Comissão Europeia.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com