Évora prepara candidatura a Capital Europeia da Cultura

Évora prepara candidatura a Capital Europeia da Cultura

Segunda-feira, 26 Novembro 2018
Alentejo

Évora está a preparar a candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027 e o próximo ano será o de “afirmação” do projeto.

“Definimos 2019 como o ano de lançamento público e de afirmação da candidatura e é para isso que estamos a trabalhar”, afirmau o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá.

Segundo o autarca, a comissão executiva “tem vindo a desenvolver trabalho”, que, nesta primeira fase, “tem muito a ver com a recolha de experiências e com a preparação de uma candidatura sólida para o futuro”.

Mas a oposição está preocupada. O vereador do PSD António Costa da Silva considera que “foi um ano perdido, porque não se fez nada”.

“As outras cidades concorrentes estão em franco andamento com as suas iniciativas. Havia um conjunto de iniciativas, nomeadamente um grande seminário que esteve previsto para o primeiro semestre, depois, passou para o segundo semestre e não se realizou nada”, aponta Costa da Silva.

Também a vereadora do PS Elsa Teigão tem reparos a fazer à gestão CDU do município sobre este processo.

“Não temos visto, por parte da câmara, nenhuma iniciativa relevante, do ponto de vista estratégico, para conseguir que a candidatura se concretize”, refere.

O presidente da Câmara de Évora reconhece que podia ter sido feito mais, mas diz que “não é por se fazer muito barulho que a candidatura é a melhor”.

A intenção de candidatar a cidade de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 foi anunciada oficialmente, em novembro do ano passado, no Salão Internacional do Património Cultural, em Paris, França.

De acordo com o calendário europeu, a decisão sobre a Capital Europeia da Cultura em 2027 será tomada cinco anos antes, em 2022.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com