A presidente do Chile, Michelle Bachelet, inicia hoje, em Évora, uma visita de Estado a Portugal, tendo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, como anfitrião.
Um dos pontos altos da visita é a atribuição do grau Doutor Honoris Causa, que decorre, a partir das 14:00, no Colégio do Espírito Santo, na Universidade de Évora.
Michelle Bachelet chega a Évora às 10:00 e é recebida por Marcelo Rebelo de Sousa na Praça do Giraldo, onde vão decorrer as honras militares, com um desfile da Guarda de Honra.
Os dois chefes de Estado deslocam-se, depois, a pé, até ao Largo da Sé, com Marcelo Rebelo de Sousa a “rumar” ao Paço de São Miguel, sede da Fundação Eugénio de Almeida, e a presidente chilena a visitar a Sé Catedral, com a deposição de uma coroa de flores no túmulo de André de Resende.
Já no Paço de São Miguel, à partir das 11:15, estão previstos encontros de Marcelo Rebelo de Sousa e Michelle Bachelet e com as delegações dos dois países, seguindo-se, às 12:30, um almoço em honra da presidente chilena no Palácio de D. Manuel, oferecido pelo presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá (CDU).
De tarde, tem lugar a cerimónia do doutoramento Honoris Causa de Michelle Bachelet, que inclui, entre outros momentos, cortejo académico, sessão solene, com imposição das insígnias doutorais e discurso da presidente do Chile, atuação de grupos académicos e assinatura do Livro de Honra.
Michelle Bachelet participa ainda num jantar oferecido em sua honra por Marcelo Rebelo de Sousa, já no Palácio Nacional de Sintra.