Évora: Projeto “Laços para a Vida” vai juntar na mesma casa alunos universitários e idosos

Évora: Projeto “Laços para a Vida” vai juntar na mesma casa alunos universitários e idosos

Quarta-feira, 11 Abril 2012
Alentejo

A Câmara de Évora vai promover um projeto que permite o alojamento de estudantes universitários em casas de idosos residentes na cidade, de preferência no centro histórico.
Intitulada “Laços para a Vida – Casa & Companhia”, a iniciativa tem como objetivo combater a solidão dos mais velhos e auxiliar alunos com carências económicas, diz a vereadora da Câmara de Évora, Cláudia Sousa Pereira.
“Juntando dois perfis aparentemente tão distantes, o objetivo é que se criem laços entre os mais idosos e os jovens que cheguem a Évora”, adianta a autarca.
Acrescenta que o projeto é para ser “implementado já a partir do próximo ano letivo”.
Ao abrigo da iniciativa, os idosos vão disponibilizar um quarto no seu domicílio para um estudante e, em contrapartida, o jovem terá de assegurar “companhia e apoio ao sénior”.
O idoso vai ter direito a receber, da parte do aluno, uma “pequena comparticipação” monetária, explicou a vereadora da Câmara de Évora, Cláudia Sousa Pereira.
“O custo que é cobrado ao estudante é simbólico que vai dar para as despesas que o próprio vai ter na casa que vai partilhar com o idoso”, indica.
Da parte da população sénior, os candidatos têm de residir na cidade, preferencialmente no centro histórico, e de terem mais de 60 anos.
Quanto aos estudantes, não podem residir no concelho, têm de ter entre 18 e 35 anos e frequentar a Universidade de Évora.

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com