O Comando Distrital de Évora da PSP registou “um ligeiro aumento” de crimes de ofensa à integridade física, sobretudo relacionados com denúncias de violência doméstica.
Contudo, o comandante da PSP de Évora, o intendente António Moreira da Rocha, diz que a criminalidade em geral continua baixa na cidade.
Évora “tem um nível de criminalidade muito baixo, equivale sensivelmente a 0,5 por cento da criminalidade de todo o país”, afirma.
O responsável refere que “pode haver uma tendência ou outra que preocupa a PSP”, dando como exemplo o ligeiro aumento de crimes de ofensa à integridade.
“Temos tido um ligeiro aumento na denúncia de casos de violência doméstica”, adianta, indicando que a subida também pode significar que “há mais sensibilização e aproximação das vítimas à Polícia”.
Segundo o comandante distrital da PSP, nos primeiros seis meses do ano, a Polícia efetuou um total de 108 detenções relacionadas com vários tipos de crime.
“Tivemos uma ligeira baixa, mas está ao nível dos anos anterior”, realça.
O Comando Distrital de Évora da PSP comemorou ontem o seu 142.º aniversário.
Na cerimónia, que contou com a presença da secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna e do Diretor Nacional da Polícia, foram entregues medalhas de mérito a vários elementos da força policial.
Exclusivamente nas cidades de Évora e Estremoz, o Comando Distrital da PSP tem pouco mais de duas centenas de agentes.