A Câmara de Évora apelou ao Governo para reabrir as extensões de saúde das freguesias rurais do concelho e alertou para a escassez de transportes públicos nestas zonas.
As posições do município constam de duas tomadas de posição, aprovadas por unanimidade, na mais recente reunião de câmara, realizada na quarta-feira.
A tomada de posição referente às extensões de saúde foi apresentada pelos eleitos da CDU, enquanto que a dos transportes foi da iniciativa do vereador do PS João Ricardo.
Segundo o município, as extensões de saúde foram encerradas, em março, no âmbito das medidas decretadas pelo Governo de prevenção e combate à propagação da pandemia de covid-19.
“Num momento em que o país retoma progressivamente a sua atividade económica e social, o acesso a cuidados de saúde de proximidade não pode ser posto em causa. Apela, assim, às entidades competentes a urgente reabertura de todas as extensões de saúde que foram temporariamente encerradas, bem como o reforço dos seus meios”, pode ler-se na tomada de posição.