O núcleo de Évora do projeto Refood começou este mês a apoiar 15 famílias carenciadas.
A ajuda consiste na entrega de refeições, com o excedente de comida de restaurantes, pastelarias e hotéis da cidade.
“Começámos com 11 famílias e já temos mais quatro. Na próxima semana, em princípio, vamos passar a apoiar mais, porque temos estado a ter uma grande aceitação”, diz a coordenadora da Refood Évora, Sofia de Melo Breyner.
A responsável destaca a adesão dos restaurantes, pastelarias e hotéis da cidade, que vai permitir que o apoio chegue “a mais famílias”.
“Temos diversas rotas, ao longo do dia, em que os nossos voluntários vão fazer a recolha dos alimentos, depois, no centro de operações está outra equipa, que faz o embalamento, e, mais tarde, as famílias vão buscar as refeições”, adiantou.
O projeto Refood, criado, em 2011, pelo norte-americano Hunter Halder, pretende recolher comida que não é utilizada em cafés, pastelarias e restaurantes para distribuir por famílias carenciadas.
O núcleo de Évora, que estava a ser idealizado há cerca de um ano, abriu as suas portas no dia 08 deste mês, na Alcárcova de Baixo, em pleno centro histórico da cidade alentejana, tendo a inauguração oficial decorrido esta semana.