Évora: Secretário de Estado lançou Plataforma de Dados de Saúde

Évora: Secretário de Estado lançou Plataforma de Dados de Saúde

Quinta-feira, 19 Julho 2012
Alentejo
As instituições de saúde do Alentejo já podem recorrer à Plataforma de Dados de Saúde
Trata-se de um novo portal que permite aos médicos do Serviço Nacional de Saúde terem acesso ao historial dos doentes e cruzar informação entre as várias instituições por onde o doente já passou.
O acesso das instituições de saúde do Alentejo ao novo serviço foi lançado ontem pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira.
“Esta plataforma já existe. Teve como projeto piloto no Norte e está agora a alargar-se” às outras regiões do país, adiantou.
De acordo com o governante, este novo serviço vai permitir que “seja qual for o local em que o utente esteja, os profissionais de saúde conseguem aceder aos dados desse utentes”.
Na visita ao Hospital do Espírito Santo de Évora, o secretário de Estado teve oportunidade de assistir a uma consulta por telemedicina.
“Fiquei com a ideia que tem muitas potencialidades, particularmente nesta região que tem poucos especialistas e grandes distâncias e é uma forma de prestar tratamento às pessoas adaptado às condições que existem”, afirmou.
As teleconsultas entre cuidados primários e cuidados hospitalares tiveram início em 1998 de forma experimental, mas só em 2000 começaram a ser utilizadas de forma sistemática.
Até 31 de Dezembro de 2011 realizaram-se 168.427 atos de telemedicina.

Deixe um comentário

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com