No primeiro semestre deste ano, as exportações de Vinhos do Alentejo registaram uma subida de 12,4% em valor e de 9,7%, em volume, quando comparado com igual período do ano passado. Este aumento equivale a 37,1 milhões euros e 10,4 milhões de litros de vinho vendidos para o estrangeiro. Segundo os dados divulgados pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), Brasil, EUA, Canadá, Polónia e Suíça foram os destinos que mais contribuíram para os resultados positivos alcançados.
Entre janeiro e junho, também o preço médio por litro de vinho subiu 2,5%, para os €3,57, um índice importante que “mostra, uma vez mais, que a qualidade dos vinhos alentejanos está a ser valorizada lá fora, com os consumidores a estarem dispostos a pagar um valor mais elevado pelos nossos vinhos”, explica Francisco Mateus, presidente da CVRA.
A Austrália, que, em 2021, se afirmou no TOP 20 dos mercados de exportação de vinhos do Alentejo, continuou a reforçar a sua posição com um crescimento de 38% em valor e de 57%, em volume.
Em sentido contrário, os mercados asiáticos da China e Macau e mercados da União Europeia, como França e Suécia, registaram quebras na compra de vinhos do Alentejo.