Uma escultura de grandes dimensões que se assemelha a um cão é um dos destaques da exposição de Ricardo Romero, em Évora.
A mostra abriu ao público na passada quinta-feira e o autor falou aos microfones da Diana FM.
“Foi muito engraçado porque quando nós chegámos a Évora para montar a exposição, uma das peças da exposição, que é uma peça com alguma dimensão, nós colocámo-la na Praça do Giraldo durante algum tempo para a podermos fotografar, pela proximidade do local da exposição. Eu decidi que seria ali o local ideal para nos podermos fazer algumas fotos e para eu também ficar com isso no arquivo desta ida da escultura a Évora”.
“E aquilo logo imediatamente mexeu muito com as pessoas e criou ali um grande diálogo entre a peça e as pessoas, apesar de ela ter estado só durante cerca de 20/30 minutos em espaço público”, sublinhou o artista.
Esta peça está agora na loja da Câmara de Évora, situada na Praça do Giraldo, juntamente com os outros elementos da exposição constituída também por pintura e néon.
Denominada “Like a Dog” a mostra chega à cidade no âmbito do festival “Artes à Rua”, organizado pelo Município.
Ricardo Romero explicou à Diana FM o porquê do nome da exposição.
“Like a Dog” faz parte de uma frase que era bastante recorrente no ex-presidente dos Estados Unidos da América, o Donald Trump, onde ele fazia esta ligação e esta analogia entre aquilo que é o animal e a pessoa.
Muitas vezes quando ele se referia aos seus inimigos, por exemplo, quando os Estados Unidos eliminaram o líder do Daesh, a conferência de empresa de Donald Trump, na altura, foi que ele, o líder, tinha morrido “Like a Dog”. E essa frase era bastante recorrente e acho que traduz muito aquilo que é a tensão política que nós estamos a viver a nível mundial.
E é daí que eu parto desse prossuposto para depois desconstruir todas as peças que são apresentadas”.
Ricardo Romero é natural de Évora, mas vive atualmente em Leiria, dedica-se à arte urbana e este é o seu primeiro trabalho ma cidade Natal, enquanto artista.
“Foi uma boa forma de regressar porque o que seria expectável, talvez da parte do senso comum, era que eu voltasse a Évora para fazer uma pintura mural ou algo mais relacionado com aquilo que é a pintura e o trabalho em espaço público.
E é engraçado que eu apareço com um trabalho que é um bocadinho diferente daquilo que as pessoas estavam habituadas a ver, nomeadamente, em Évora, e que aparece dentro 4 paredes”, afirmou Ricardo Romero.
“Like a Dog” fica na cidade de Évora até 16 de maio.
Fotos: Pedro Guerra/ricardoromero.pt