A Feira d’ Aires, em Viana do Alentejo, uma das mais antigas e tradicionais do distrito, começa hoje e prolonga-se até segunda-feira.
Organizado pelo município, com o apoio das juntas de freguesia e associações, o certame, que comemora 267 anos de história, vai decorrer junto ao Santuário de Nossa Senhora d’ Aires.
“O segredo de a feira se manter como um evento de referência na região tem a ver com dois ou três pilares, sendo o pilar religioso ligado ao Santuário de Nossa Senhora da Aires” um dos mais importantes, destaca à DianaFM o presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Bernardino Bengalinha Pinto.
O autarca diz que a feira vai contar com a presença de expositores dos mais variados setores de atividade.
São, ao todo, cerca de 80 expositores das áres dos serviços, artesanato, indústria, lazer e gastronomia.
Uma das vertentes mais importantes da feira é a religiosa, mas, este ano, a igreja está fechada, como explica à DianaFM Manuel Manso, pároco de Viana do Alentejo.
“As obras não permitem que se ande lá dentro, mas iremos fazer toda a parte religiosa dentro da alameda, à exceção da procissão de domingo à tarde”, adianta.
Quanto ao cartaz musical, o destaque vai para os concertos de Blaya (hoje), Calema (amanhã), um festival de folclore (domingo) e Tais Quais (segunda-feira).
Mas haverá também espetáculos de dança, cante alentejano e música popular.
O 18.º Grande Prémio de Atletismo Feira D’Aires Memorial Luís Filipe Branco e uma corrida de toiros são outros dos destaques do programa da feira.