Festas do Povo de Campo Maior elevadas a Património Imaterial da Humanidade

Festas do Povo de Campo Maior elevadas a Património Imaterial da Humanidade

Quarta-feira, 15 Dezembro 2021
Alentejo

As Festas do Povo de Campo Maior foram inscritas como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, já se congratulou com a distinção.

“Todos os portugueses, em particular os alentejanos, estão, uma vez mais, de parabéns por saberem manter viva uma das mais ricas tradições culturais portuguesas, justamente designadas Festas do Povo de Campo Maior”, afirma.

Esta prestigiada distinção, sublinha, “só foi possível” devido à iniciativa da Associação das Festas do Povo de Campo Maior, que desenvolveu a sua candidatura em conjunto com o município de Campo Maior e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, que contaram com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

As Festas do Povo de Campo Maior já estão inscritas no Inventário do Património Cultural Imaterial, desde 2018, e, em 2019, o comité de peritos já tinha destacado a candidatura portuguesa como um exemplo de como uma pequena comunidade assumiu a responsabilidade pelo seu património cultural imaterial, numa abordagem que destaca os reflexos das mudanças sociais e económicas nas manifestações culturais atuais.

As Festas integram agora esta importante lista da UNESCO, da qual já fazem parte o Fado, o Cante Alentejano, a Louça de Bisalhães, os Chocalhos de Alcáçovas, os Bonecos de Estremoz e os Caretos de Podence.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com