“Festival da Ciência’22” assinala dia da Escola de Ciências e Tecnologia da UÉ

“Festival da Ciência’22” assinala dia da Escola de Ciências e Tecnologia da UÉ

Terça-feira, 26 Abril 2022
Alentejo

O “Festival da Ciência’22” assinala o dia da Escola de Ciências e Tecnologia, da Universidade de Évora (UÉ).

Este evento realiza-se, amanhã, no Colégio Luís António Verney, edifício da UÉ, localizado junto ao jardim público da cidade alentejana, com atividades para todas as idades.

Segundo a diretora da Escola de Ciências e Tecnologia, Clara Grácio, “queremos proporcionar aos jovens e ao público em geral oportunidades para explorar, simular, experimentar, discutir questões de interesse e preocupação científicas, para se divertir com ciência”.

O objetivo é apresentar várias atividades, destacando-se a programação de robots, com um pequeno braço robótico ou a análise de fragmentos de pintura mural do Séc. XVI, machados do Neolítico, têxteis do Séc. XVI ou metais do Séc. XII com um microscópio digital ou microscópio ótico, ou a leitura da altura das árvores com um hipsómetro ou “como varrer o CO2 para debaixo do tapete?, entre muitas outras preparadas para esta iniciativa.

Na programação está inserida ainda uma uma performance “Palavras Ditas” pelos alunos do 1.º e 2.º ano, do Curso Profissional Intérprete/Ator/Atriz, da Escola Secundária André de Gouveia, pelas 15h00.  

Pelas 15:30, uma palestra de Miguel Castanho, docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Medicina Molecular, com o título “À caça do vírus no corpo humano”.

A Dieta Mediterrânica, com a colaboração da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da UÉ, também vai estar presente com a atividade “O Sabor não ocupa lugar”.

Antes do final do “Festival de Ciência`22”, o Quinteto de Clarinetes do Departamento de Música da Escola das Artes da UÉ, vai interpretar as Danças Populares Romenas de B. Bartók.

“Em suma, pretendemos que toda a comunidade tenha a oportunidade de se envolver neste Festival de Ciência, e celebrar a ciência e a alegria da descoberta científica” afirma Clara Grácio.

A entrada no evento é gratuita.

Este é organizado pela Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, com a colaboração da Escola de Artes e Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano, da Universidade de Évora, da Escola Secundária André de Gouveia, e com o apoio da Câmara Municipal de Évora.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com