Festival de curtas-metragens de Évora com 40 filmes em competição

Festival de curtas-metragens de Évora com 40 filmes em competição

Terça-feira, 10 Setembro 2019
Alentejo

A 16.ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora começa hoje e vai contar com 40 filmes em competição.

Esta edição do FIKE vai levar o cinema independente e de autor para as ruas da cidade, uma vez que se realiza num espaço ao ar livre na Praça 1.º de Maio, junto ao mercado.

A iniciativa, que se prolonga até domingo, é organizada pela Sociedade Operária de Instrução e Recreio Joaquim António de Aguiar e pela Câmara de Évora.

Segundo os promotores, o FIKE recebeu este ano para sua vertente competitiva “três centenas de filmes” de todos os pontos do mundo, nas categorias de ficção, documentário e animação, mas “só 40” foram apurados para “a seleção oficial em competição”.

Os filmes a exibir, refere a organização, “retratam um questionamento social que atravessa o mundo, com muitos a fazerem o reconhecimento da africanidade do mundo, mostrando realidades e ficções de territórios tão diversos como a Colômbia ou a Austrália, com o cinema a fazer primeiro que a Europa a descolonização do mundo pela arte”.

“Também podem ser vistas muitas ficções, animações e documentários em português, uma oportunidade para ver filmes premiados em festivais pela Europa e filmes em estreia absoluta para o público”, assinala.

A par da competição, o FIKE apresenta, entre outras propostas, uma programação na Igreja de São Vicente, com destaque para o ciclo “Conversa com os realizadores” e para o cineconcerto de Charlie Mancini, com música para filmes clássicos do cinema mudo, marcado para sexta-feira, às 23:30.

Foto: CME

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com