São 43 os filmes que estarão em competição na 17.ª edição do FIKE – Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora, que se realiza em setembro.
As curtas-metragens que disputarão a competição internacional nas categorias de ficção, documentário e animação foram selecionadas a partir de 3.116 filmes, provenientes de cerca de 120 países.
Este ano, a concurso, estarão películas da Suíça, Portugal, Jordânia, Reino Unido, Itália, Taiwan, França, Alemanha, Turquia, Irão, Peru, Espanha, Bielorrússia, Polónia, República da Coreia do Sul, Índia, Israel, Canadá, Federação Russa e Brasil.
Esta edição do FIKE vai ainda dar destaque à cinematografia nacional e à divulgação de primeiras obras e criação de novos realizadores.
A comemorar 20 anos de existência, o festival, marcado para entre 20 a 25 de setembro, inclui mostras paralelas de festivais parceiros, filmes em estreia, masterclasses, workshops, exposições, concertos e debates.
O FIKE 2021, que tem como director Luís Pereira, é promovido pela SOIR-Joaquim António de Aguiar, em parceria com a Câmara de Évora, com o apoio de várias entidades.