Finanças: Novos escalões de IRS já foram publicados em Diário da República

Finanças: Novos escalões de IRS já foram publicados em Diário da República

Terça-feira, 15 Janeiro 2013
Nacional

As novas tabelas do IRS foram publicadas ontem em Diário de República.

Segundo um despacho do ministro das Finanças, as empresas do setor privado vão poder optar se aplicam as tabelas de retenção na fonte de IRS para 2013 aos salários de janeiro ou em fevereiro, enquanto no setor público as novas taxas do IRS serão aplicadas já aos salários de janeiro.

Esta alteração agrava globalmente o valor de IRS a pagar pelos contribuintes, com a redução de oito para cinco escalões.

Se anteriormente o escalão mais alto englobava quem acumulasse rendimentos superiores a 153.300 euros, esse escalão integra agora todos os que arrecadem mais de 80 mil euros por ano. Para esse escalão, a nova taxa passa a ser de 48 por cento.

No escalão mais baixo, a taxa será de 14,5 por cento, enquanto no segundo a percentagem aumenta para 28,5% na taxa normal e 23,6 por cento para a taxa média, nos casos de quem ganha entre sete mil e 20 mil euros.

O terceiro escalão contempla uma nova taxa normal de 37 por cento e na taxa média o aumento atinge os 30,3%, para quem acumular valores entre os 20 mil euros e os 40 mil euros.

Os contribuintes que arrecadem entre 40 mil euros e 80 mil euros vêm a taxa normal passar para 45 por cento e a taxa média para 37,65%.

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com