A Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz vai implementar, a partir de hoje, o projeto piloto de transporte a pedido.
O serviço será realizado por um táxi e destina-se a todas as pessoas com mais de 65 anos residentes na freguesia.
Segundo a câmara municipal, o objetivo é aumentar a cobertura da rede de transportes coletivos, proporcionando uma oferta em áreas e períodos do dia em que não existam rotas de autocarros ou que a abrangência da região seja deficitária.
O município está a desenvolver há cerca de um ano este projeto inovador para o implementar durante o primeiro semestre em todo o concelho.
Reguengos de Monsaraz vai ser o município do Alentejo Central a avançar com o projeto, enquanto no Alto Alentejo serão as autarquias de Campo Maior e de Gavião, no Alentejo litoral será Odemira e no Baixo Alentejo as câmaras municipais de Beja e de Moura.
Esta oferta de transportes mais flexível, com custos acessíveis e que vai melhorar as condições de mobilidade da população, especialmente nas áreas rurais, tem o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.
O Transporte a Pedido é um serviço de transporte público em que o cliente é que desencadeia a viagem através do seu pedido para a junta de freguesia.
Qualquer trajeto na área da freguesia de Reguengos de Monsaraz tem um custo de 1,20 euros.