A Fundação Eugénio de Almeida (FEA), em Évora, está de portas abertas a partir de hoje e até domingo.
Há atividades para todos os gostos: concertos, provas de vinho, arte, cinema, teatro, visitas encenadas, encontros, magia, música e património.
“O programa do Dia Aberto é uma concentração intensa e intensiva” para os espaços da fundação, que “é integrada e articulada em que, de uma maneira particular, a FEA partilha atividades com outras instituições”, afirma à DianaFM a secretária-geral da Fundação Eugénio de Almeida, Maria do Céu Ramos
“É uma programação que pretende chamar a atenção proporcionar uma atividade intensa mas que replica e articula aquilo que faz nos outros 365 dias do ano”, acrescenta.
O programa é para todas as idades e as entradas são gratuitas. Durante quatro dias, a instituição desenvolve dezenas de atividades.
Estão previstas visitas à exploração agropecuária na Herdade de Pinheiros, à Adega e ao Enoturismo Cartuxa, mas também ao Centro de Arte e Cultura (CAC), ao Centro de Inovação Social (CIS) e ao Páteo de S. Miguel, sede da Fundação.
O Programa inclui música e atividades artísticas, workshops e visitas encenadas, ações de voluntariado, documentários e cinema, jogos, pinturas faciais, animação de rua e muitas outras iniciativas.
Destaque para a exibição, na sexta-feira, do documentário “Before the Flood”, de Leonardo DiCaprio, sensibilizando os jovens estudantes para as importantes questões das alterações climáticas.
Neste dia, haverá também, no Centro de Arte e Cultura, “o Speed Dating Ciência e Arte”, colocando cientistas e artistas em diálogos rápidos com o público.
Ainda na sexta-feira, às 21:30, na Coleção de Carruagens, realiza-se uma oficina de jogos musicais para famílias, tendo como pano de fundo as carruagens que estiveram ao serviço da família Eugénio de Almeida há mais de 100 anos.
A Fundação Eugénio de Almeida, constituída em 1963, tem como missão promover o desenvolvimento sustentado da região de Évora nas áreas social, cultural, educativa e espiritual.