A Fundação Eugénio de Almeida (FEA) apresentou ontem, em Évora, a versão portuguesa do Plano para o Voluntariado Europeu 2030.
Trata-se de um documento estruturante para reforço das políticas públicas de voluntariado na Europa, o qual foi produzido pelo Centro Europeu de Voluntariado com a participação de várias organizações de voluntariado europeias.
Este plano, agora disponibilizado em língua portuguesa para todo o mundo lusófono, foi apresentado pela FEA e por Gabriella Cívico, diretora executiva do Centro Europeu de Voluntariado, nas celebrações em Évora do Dia Internacional de Voluntários.
O Plano para o Voluntariado Europeu 2030 assenta em cinco principais eixos: Compromisso Independente e Inclusivo; Novos Voluntários e Novas Metodologias; Empoderamento; Reconhecimento do Contributo do Voluntariado; Recursos e Coordenação.
O documento constitui-se como uma ferramenta adicional para apoio e orientação de todos os atores do ecossistema de voluntariado que trabalham, no dia a dia, na promoção de voluntariado na Europa.
A FEA promove desde 2001 um Programa de Voluntariado baseado no conhecimento e na qualificação, com vários projetos no terreno, dinamizando um Banco Local que mobiliza, todos os anos, cerca de 500 voluntários para um conjunto de 30 organizações promotoras de voluntariado de diferente área temática.