Fundação Eugénio de Almeida lança guia para voluntários

Fundação Eugénio de Almeida lança guia para voluntários

Sábado, 21 Novembro 2020
Alentejo

Um guia prático com orientações para o voluntariado em tempos de pandemia de covid-19, desenvolvido pela Fundação Eugénio de Almeida (FEA), de Évora, vai ser apresentado, na quinta-feira, num evento na Internet.

A FEA justificou a criação do guia pela “importância” de as organizações promotoras de voluntariado e os voluntários “terem acesso a informação sistematizada que lhes permita enfrentar a desafiante conjuntura atual” da pandemia.

Segundo a Fundação Eugénio de Almeida, o denominado “Guia Prático de Orientações para Ser Voluntário em Tempos de COVID-19” resulta de um processo de pesquisa e sistematização de informação, realizado pela equipa do Programa de Voluntariado da fundação.

No documento, sublinhou a FEA, “aborda-se o desempenho da ação de voluntário, detalhando locais e tipos de voluntariado que se podem realizar”, e esclarece-se de que forma “esta atividade pode ser adaptada à conjuntura de covid-19”, assim como “os cuidados a ter por parte dos voluntários e o papel das organizações promotoras de voluntariado no contexto atual”.

“A Fundação Eugénio de Almeida concebeu este guia tendo por base a aprendizagem adquirida pela sua experiência na gestão dos projetos de voluntariado próprios, dos quais se destacam atualmente, e nomeadamente em resposta ao contexto pandémico, o voluntariado na Cozinha Social, no apoio ao estudo e à empregabilidade”, assinalou.

O guia vai ser apresentado durante um evento “online” da FEA, que inclui a conferência “Voluntariado em Tempos de Covid-19 – uma perspetiva europeia”, e um debate sobre a temática, marcado para quinta-feira, às 15:00, nas plataformas Zoom e Facebook Live.

De acordo com a FEA, a conferência terá como oradora a diretora do Centro Europeu de Voluntariado, Gabriella Civico, seguindo-se o debate com João Teixeira, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, Carla Ventura, vice-presidente da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, e Tiago Costa, coordenador nacional voluntariado na Cruz Vermelha Portuguesa.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com