A Gesamb, a empresa intermunicipal responsável pela exploração do aterro sanitário de Évora, lançou um concurso público internacional para a instalação de novas linhas de triagem para os ecopontos amarelo e azul.
O concurso, com um preço base de 7,5 milhões de euros, contempla a conceção, construção e fornecimento destas novas instalações.
A Gesamb pretende triplicar as quantidades atualmente recolhidas seletivamente de resíduos de embalagens de plástico, metal e papel/cartão até 2030, conforme estipulado pela União Europeia.
Para cumprir essas metas, a Gesamb planeia expandir e reconverter o atual Centro de Triagem, transformando-o numa unidade de triagem automática.
Esta unidade será equipada com tecnologia avançada para separar diferentes tipos de plásticos e metais de forma automatizada e inteligente.
Além disso, está prevista a requalificação da receção, enfardamento e armazenagem dos materiais de papel/cartão.
A nova unidade terá uma capacidade de processamento de quatro toneladas por hora de embalagens de plástico/metal e 16 toneladas por hora de papel/cartão.
Para garantir a sustentabilidade, a nova área será coberta com painéis fotovoltaicos, com uma capacidade instalada de aproximadamente 295 quilowatt pico.
Com o apoio esperado do programa Alentejo 2030, a Gesamb crê que o investimento ajudará a evitar um aumento das tarifas municipais e garantir a sustentabilidade financeira da iniciativa.
Imagem: Gesamb