Gesamb pede “comportamentos solidários e responsáveis”

Gesamb pede “comportamentos solidários e responsáveis”

Segunda-feira, 23 Março 2020
Alentejo

A empresa intermunicipal Gesamb – Gestão Ambiental e de Resíduos apela à população para que adote “comportamentos solidários e responsáveis” na deposição dos resíduos urbanos, devido à pandemia da Covid-19.

“Nunca deposite os seus resíduos, seletivos ou indiferenciados, fora dos contentores existentes e compacte todos os seus resíduos em sacos bem fechados para evitar fugas ou derrames e deposite-os no contentor adequado”, alerta, em comunicado.

A Gesamb sugere também que se lavem e desinfetem as mãos depois de depositar os seus resíduos.

“Os resíduos produzidos nos domicílios pelos doentes confirmados de infeção por Covid-19 ou por quem lhes prestar assistência devem ser colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até dois terços da sua capacidade”, indica.

Além disso, acrescenta, “os sacos devidamente fechados devem ser colocados dentro de um segundo saco, devidamente fechado, e ser depositado no contentor de resíduos indiferenciados”.

No caso de suspeitos ou confirmados de infeção por Covid-19 em empresas, hotéis e outros alojamentos, a empresa pede que não sejam depositados os resíduos no contentor de resíduos indiferenciados.

“Os resíduos aí produzidos são equiparados a resíduos hospitalares de risco biológico, devendo a sua gestão ser assegurada pelas entidades competentes”, realça.

A Gesamb é a empresa responsável pela gestão e exploração do Sistema Intermunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Urbanos do Distrito de Évora (SIRU), que integra os municípios de Alandroal, Arraiolos Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com