GNR desmantela três fábricas artesanais de cigarros em Évora

GNR desmantela três fábricas artesanais de cigarros em Évora

Terça-feira, 22 Maio 2018
Alentejo

A GNR desmantelou três fábricas artesanais de cigarros ilegais que funcionava em Évora.

A operação decorreu no passado fim de semana e envolveu oito buscas domiciliárias e em armazéns.

Foram apreendidos 122.274 cigarros, 112 quilos de folha de tabaco e de corte fino, 3.800 maços vazios destinados aos cigarros manufaturados, cinco máquinas trituração, quatro máquinas de entubar, uma máquina de secar, três balanças de precisão, 16 dispositivos informáticos e de telecomunicações e dois automóveis.

Segundo a GNR, a operação foi realizada por militares do Destacamento de Ação Fiscal de Évora, sob direção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Évora, na sequência de uma investigação que decorria há cerca de quatro meses

Quatro suspeitos, com idades entre os 19 e os 53 anos, foram constituídos arguidos e estão indiciados pela prática do crime de introdução fraudulenta no consumo.

A fraude detetada ascende a cerca de 950 mil euros, em sede do imposto especial sobre o tabaco (IT) e imposto sobre o valor acrescentado (IVA).

As folhas de tabacos apreendidas eram adquirida em Espanha e, depois, submetidas a moagem artesanal, resultando o tabaco de corte fino que era inserido através de tubos para os cigarros.

Os cigarros eram, depois, comercializados, na forma de maços, em estabelecimentos de restauração e bebidas a consumidores finais, acrescentou.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com