Governo elogia coordenação que permitiu criar laboratório covid-19 em Évora

Governo elogia coordenação que permitiu criar laboratório covid-19 em Évora

Quarta-feira, 15 Abril 2020
Alentejo

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, elogiou o trabalho de coordenação entre a Universidade de Évora e a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) para a criação do laboratório que está a fazer testes à covid-19.

“A Universidade de Évora alinhou desde o primeiro momento em colaboração com a CIM (comunidade intermunicipal). Foi extraordinário o trabalho de articulação e coordenação”, afirmou Ana Mendes Godinho.

Segundo a ministra, “a prioridade é testar os profissionais do lares e também utentes com sintomas e, depois, aproveitar esta capacidade instalada para as necessidades do país”.

Os elogios foram feitos durante uma visita ao Laboratório de Virologia Vegetal do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), no polo da Mitra da UÉ.

Este laboratório já começou a funcionar como unidade que realiza testes a infeção com o novo coronavírus, que provoca a doença covid-19.

Também o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, acompanhou a visita.

“Vemos aqui hoje a mobilização de docentes e investigadores num esforço coletivo”, em que foram “adaptados os mais variados equipamentos às normas e após certificação para o teste covid-19”, referiu.

Este laboratório, segundo a UÉ, visa contribuir para “o aumento da capacidade de resposta” do Serviço Nacional de Saúde, estimando-se a realização de até 300 testes por dia.

O objetivo será apoiar o Hospital do Espírito Santo de Évora e instituições de apoio a idosos da região, envolvendo várias Unidades de Investigação da UÉ e, neste último caso, também a Escola de Enfermagem São João de Deus, que irá efetuar a recolha das amostras.

Foto: UE

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com