A Sociedade Harmonia Eborense (SHE), em Évora, já conseguiu angariar mais de 15 mil euros para pagar as despesas nos próximos meses.
Com a porta da sede fechada, devido às medidas restritivas da pandemia de covid-19, esta associação lançou uma campanha na Internet e em 10 dias conseguiu o dinheiro.
Segundo o presidente da Harmonia, Pablo Vidal, foram cerca de 700 pessoas, a maioria sócios, que contribuíram e a doação mais alta foi de 300 euros.
A campanha de angariação de fundos vai continuar na plataforma GoFundMe, uma vez que “quanto mais dinheiro se juntar”, mais tempo a SHE “poderá suportar as despesas”.
Mesmo após o fim deste confinamento, realça Pablo Vidal, a sede da associação vai ter provavelmente “lotação limitada”, o que provoca “perdas” nas receitas, e o dinheiro agora alcançado vai ajudar a equilibrar as contas.
Fundada em abril de 1849, a centenária Sociedade Harmonia Eborense, declarada instituição de utilidade pública, tem a sua sede no edifício da antiga Pousada Real dos Estáus, desde 1902, em plena Praça do Giraldo.