Helena Carvalhão Buescu vence Prémio Vergílio Ferreira

Helena Carvalhão Buescu vence Prémio Vergílio Ferreira

Segunda-feira, 20 Dezembro 2021
Alentejo

A escolha para o Prémio Vergílio Ferreira recaiu este ano sobre Helena Carvalhão Buescu, professora catedrática de literatura comparada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Este galardão, instituído pela Universidade de Évora (UÉ) em 1996, incide sobre o conjunto da obra de um autor que se tenha distinguido nos domínios da ficção ou do ensaio.

Numa edição que contou com nomeações oriundas de seis instituições de dois países, o júri, reunido hoje no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, decidiu, por unanimidade, atribuir o Prémio Vergílio Ferreira a Helena Carvalhão Buescu.

O júri sublinha que “o alcance do ensaio de Helena Buescu transcende o contexto estritamente académico: a compreensão do mundo e a sabedoria plasmadas nos seus textos ensaísticos, das quais decorrem não apenas o ímpeto pedagógico natural como o olhar humanista inspirador, encontram-se bem patentes”.

Helena Carvalhão Buescu publicou doze livros de ensaio, de entre os quais: Experiência do Incomum e Boa Vizinhança (2013), Emendar a Morte: Pactos e(m) Literatura (2008), Cristalizações: Fronteiras da Modernidade (2005), O Grande Terramoto de Lisboa: Ficar Diferente (2005) e Chiaroscuro: Modernidade e Literatura (2001). A sua obra mais recente, O Poeta na Cidade: A Literatura Portuguesa na História (2020), ganhou o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, da Associação Portuguesa de Escritores (APE).

Tal como nas edições anteriores, a cerimónia de entrega do galardão está agendada para 01 de março, data em que se assinala o aniversário da morte do escritor Vergílio Ferreira (1916-1996), patrono do prémio e autor de “Aparição”.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com