A Herdade da Mitra da Universidade de Évora vai ser palco, hoje e amanhã, do primeiro Bioblitz da academia alentejana.
O evento arranca às 20h00 desta sexta-feira e só termina às 20h00 de sábado, ou seja, são 24 horas a monitorizar a biodiversidade que existe no local.
De acordo com Carlos Godinho, investigador do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, esta atividade na Herdade da Mitra dá a possibilidade aos participantes de se conectarem com a natureza e valorizarem a importância dos ecossistemas e das espécies que os rodeiam.
O BioBlitz vai integrar sessões com aves, borboletas, répteis, mamíferos, plantas e cogumelos, entre outros, tanto noturnas como diurnas.
Esta iniciativa partiu do grupo de Ecologia Aplicada e Conservação do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, que achou que para além do inventário de biodiversidade, seria uma oportunidade para mostrar ao público em geral o que se faz na área da biologia
Todos podem contribuir com observações.
Os participantes vão utilizar a plataforma iNaturalist desenvolvida para National Geographic e pela Academia de Ciências da Califórnia, onde todos podem submeter as suas observações.