O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), através do Centro de Responsabilidade Integrada Cérebro-Cardiovascular do Alentejo (CRIA) transmitiu em direto uma implantação percutânea da válvula aórtica.
Esta transmissão foi para o curso de Pós-Graduação em otimização de implantação de TAVI, da Nova Medical School, da Escola Ahed de Lisboa.
Segundo o HESE, “o procedimento minimamente invasivo, foi realizado pelos médicos cardiologistas de intervenção do CRIA, acompanhados pela restante equipa”
A intervenção foi comentado por Manuel Almeida, co-diretor do curso e diretor do departamento de intervenção cardíaca do Hospital de Santa Cruz.
“Este foi um caso especial, que decidimos transmitir em direto, devido à anatomia da doente, que possibilitou muitos ensinamento aos colegas do curso sobre como proteger as coronárias e evitar a sua obstrução, no caso de uma TAVI pequena e de uma aorta pequena”, referiu Lino Patrício, diretor do curso e também coordenador do CRIA.
O Centro de Responsabilidade Integrada Cérebro-Cardiovascular do Alentejo já realizou mais de 150 casos de intervenção cardíaca por implantação percutânea da válvula aórtica.
Fotografia: HESE