A equipa do Serviço de Cardiologia do Hospital do Espírito Santo de Évora, em dezembro de 2020, implementou o projeto do Hospital de Dia de Insuficiência Cardíaca por teleconsulta.
Este projeto, pioneiro no Alentejo, atualmente, tem cerca de 30 doentes, tendo realizado inúmeras consultas.
A nova forma de consulta permite também um atendimento multidisciplinar, ou seja, o doente é avaliado por uma equipa médica e de enfermagem que promove a sua saúde e autonomia, não é necessária a deslocação do doente ao hospital e muitas vezes a consulta estende-se também ao cuidador, elemento muito importante para alguns pacientes.
A avaliação destes doentes conta também com a participação de outros serviços, de modo a permitir uma abordagem holística do doente que sofre de insuficiência cardíaca.
Esta teleconsulta destina-se aos doentes que já são acompanhados pelo Serviço de Cardiologia do hospital de Évora, abrangendo toda a região Alentejo.
Este projeto traz benefícios quer no tratamento e monitorização dos doentes, quer na redução de internamentos e custos hospitalares, constituindo-se, assim, como uma mais valia para todos os doentes da região.